Filtragem de óleos

Serviço de Filtragem de óleos em Alta Performance

Equipamento:  FAM 10/15 FluidAqua Mobil
Marca: HYDAC
Fluídos: Hidráulico, Lubrificantes(minerais e sintéticos) e Mineral
Viscosidade: 15 … 800 Cst
Vazão: 18l/min
Retenção: Contaminação por Partículas, Água e Gases.
Resultados (água): 10…100 ppm
Resultados(partículas): NAS 4, ISO 14/12/9, SAE 4.
Resultados(gases): 100%
Automação: CLP Siemens S7 e  Painel SIMATIC

Descrição de Serviço:
Serviço de diálise em alta performance para óleos Minerais, Lubrificantes e Hidráulico, executado por um equipamento FAM 10/15 FluidAgua Mobil HYDAC, utilizando tecnologias de ponta para restrições de contaminantes. A máquina é capaz de retirar partículas, gases (livres e dissolvidos) e desidratar. O FAM é automatizado, contendo diversos sensores  embarcado que através de um módulo CLP Siemens S7 , processa as  o output através do Painel SIMATIC Siemens que controlará todo o processo através de uma programação prévia.

Restrição de Partículas: Sistema de filtragem em 4 estágios, retendo partículas sólidas nos tamanhos 20μm, 10μm, 5μm e 2μm, fator β 1000 Absoluto (filtro OLF5), filtro com alto absorção de contaminantes, refinado a um grau de pureza elevado.

Restrição de Água: Tecnologia Termo Vácuo, retém água livre e dissolvida, têm uma alta capacidade de desidratar o óleo por utilizar duas técnicas diferentes;
 – Evaporação: Onde o óleo é inserido em uma camara de vácuo na qual o aquecedor  aumenta a temperatura do fluído, o óleo neste ambiente têm o ponto de evaporação em temperaturas mais baixas (entre 40◦C a 42◦C), a evaporação é catalisada após aumentar a temperatura para 60◦C a 80◦C.



– Choque de Massa: O óleo contaminado por água flui na câmera de vácuo de cima para baixo,
passando por elementos dispersantes no qual retarda sua queda, o mesmo entra em contato com ar seco que flui na câmera de vácuo em sentido oposto, este contato promove uma transferência de umidade entre os dois meios.

Restrição de Gases: A desgaseificação é realizado também por subpressão na coluna de vácuo, sendo expurgado através de uma bomba de vácuo acoplada ao equipamento.

Vantagens do Serviço: Estudos desenvolvidos internacionalmente sobre efeitos e influência da contaminação, demonstram que o óleo é responsável por mais de 75% dos problemas hidráulicos, e que mediante a MONITORAMENTO e TRATAMENTO do fluído, 90% dos custos causados pelo mesmo são evitáveis. O óleo pode se reutilizado após o processo de filtragem, eliminando a necessidade de substituição, onde envolve vários custos decorrente deste processo; Compra de fluído novo, mão de obra, custo com descarte e parada de máquina, reutilização diminuí o uso de recurso não renovável, fazendo o processo, mas sustentável.